quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Isa Explains #2
- Tradições indígenas vêm se perdendo ao longo do tempo;
- A medicina indígena também vem se perdendo;
- A transmissão oral de conhecimento não é mais suficiente para garantir sua imortalidade, pois no mundo atual é necessário realizar registros permanentes bem detalhados;
- Boa quantidade de páginas, o que indica um grande conteúdo;
- Valorização das culturas indígenas destruídas pelo eurocentrismo;
- Fala do 2º parágrafo: primeira vez que é realizado tal feito;
- A enciclopédia foi criada com um objetivo principal: ser um guia no ensino e no treinamento de jovens/novos pajés (shamans);
- Foi impressa apenas na língua dos Matsés para que pesquisadores, cientistas e indústrias farmacêuticas não possam apropriar-se dos conhecimentos de medicina natural indígena;
- Alguns curandeiros das tribos acabaram falecendo sem passar seu conhecimento adiante, e este fato só fortaleceu a ideia de criar esta enciclopédia naquele momento;
- O sumiço/desaparecimento de vários aspectos da cultura indígena, tais como línguas e mitologias, além da medicina natural;
- Repetir, ainda que brevemente, MAS COM OUTRAS PALAVRAS, o que foi dito na questão anterior;
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
DIY
sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Isa Explains #1 (Questões de vestibular)
Questão de inglês do ENEM 2015:

Então, gente, eu não vou traduzir palavra por palavra porque tenho visto, nas minhas experiências tanto de aluna quanto de professora, que isso engessa o aprendizado do idioma. Uma forma interessante, porém, de ajudar até aqueles com pouco vocabulário inglês é colocar as formas “gerais” das palavras presentes no texto - e cabe ao próprio aprendiz localizá-las e atribuir o devido sentido a elas.
Tendo isso em mente, e com o vocabulário disponibilizado acima, podemos compreender que a personagem A (esquerda) faz uso de uma palavra que se aplica a mais de um contexto: SEASON. A personagem B, então, compreende o uso de SEASON em um contexto diferente do pretendido pela personagem A, e deixa isso claro através da “defesa” que realiza da season Autumn. Já ficou claro como as águas do caribe qual é a alternativa certa, né?!
Selecionem mentalmente a alternativa que vocês acham a correta!
*Spoiler alert* Vou dizer a resposta!!! E a alternativa correta é a... *música de suspense* LETRA E!!!
Palmas pra quem acertou, estou orgulhosa de vocês! *clap clap clap clap clap*
Bom, gente, a primeira questão do ENEM 2015 - Inglês foi isso. Conseguiram entender direitinho? Se não, já sabem: comentem pra que possamos saná-las.


Bom, gente, o mesmo esquema de vocabulário para palavras não muito conhecidas nem parecidas com nosso idioma tá logo acima. Mas já adianto, aqui, o ponto chave pra desvendar essa questão é conhecer uma expressão do idioma e quais seus contextos de uso. Sabendo isso, fica muuuuito mais fácil saber qual a resposta. E qual é essa expressão que desvenda o mistério da questão, Isa?
*Rufem os tambores* A expressão chave é: SUCH A THING AS. E essa expressão, embora tenha uma tradução condizente com seu significado, é o que dá todo o sentido à lacuna que falta. Essa expressão é usada em contextos onde significa “tal coisa como/uma coisa como/uma coisa tal qual”. Nesse sentido, a expressão denota uma valorização da ‘coisa’ referida (no caso do quadro, o peru).
Por exemplo, conhecendo o vocabulário e usando todo o texto, já tem alguma alternativa descartável aí? Tem!!!! Como AGO significa atrás, no sentido de atribuir a característica de passado às coisas, não dá pra ser nem futuro do presente e nem presente - NA RESPOSTA - certo? Certo! Sabemos que WILL “futuriza” qualquer verbo, CAN nunca é passado e DID transforma qualquer verbo principal em passado. Então, vamos lá: excluídas as alternativas A, B e C.
Nos sobram D e E... Vamos lá, sabendo só que EAT é o verbo COMER e IMAGINED é exatamente o que parece (imaginou), qual vocês “chutam” que é?
Última coisa antes da resposta: a expressão GOING TO também é utilizada pra “futurizar” os verbos. Igual o WILL? Parecido... Mas é utilizada em contextos de futuro próximo, ou de mais certeza sobre um fato no futuro. Na letra E, temos o WOULD, passado de WILL, que nesse caso assume a função de futuro do pretérito! Ah, mas eu falei que futuro não entrava na resposta correta agora há pouco... Pois é, mas eu falei futuro do presente. E no futuro do pretérito (passado), acaba que é algo que já não pode mais acontecer. E aí, já descobriram qual a alternativa que melhor completa a lacuna?
Você acertou se disse a letra E!!!! A letra E, se formos traduzir fica: "teria imaginado". Isso porque o WOULD não tem signifcado sozinho - pra ficar “teria imaginado”, precisa do verbo TER em inglês (have). Ufa, acabou a explicação dessa questão! Espero que tenham conseguido entender! Mas se tiverem sobrado dúvidas, comentem ou entrem em contato :)
Semana que vem, comentarei algumas questões da FUVEST 2016. Se inscrevam neste blog e no meu também, curtam e sigam nossas fanpages para que vocês não percam nenhum post. Kisses! :*
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Amanhã! Não percam!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
School Supplies

Como traduzir do português para o inglês sem errar

1) Ele não sugere nenhuma correção,
2) As imagens, ao clicar, são condizentes com o que você quer dizer.
Vamos começar do começo... Pronunciation!

Make Up
- Em termos gerais, ela é usada em contextos que significam “construir” ou “consertar/reconstruir/arrumar”.
- Mas, ATENÇÃO: as traduções podem ser várias, dependendo de cada situação. Por isso, se entendermos os contextos aonde podemos aplicar alguma expressão ou alguma palavra, já estaremos com a faca e o queijo na mão pra usar e abusar da nova adição ao nosso vocabulário.
- Ai, mas, e aquele esquema de tradução todo bonitinho - por exemplo, cat = gato? Então,queridos leitores, esse não é o foco do site. Esse modelo clássico, de tradução pronta (que cabe em alguns casos, mas em outros nem tanto) acaba engessando quem está aprendendo. As comunicações são dependentes de contexto, e por isso é importante que os aprendizes ganhem a flexibilidade necessária para adaptar um mesmo item novo de vocabulário a diferentes significados específicos.
- Na imagem deste post, coloquei 4 exemplos de uso da mesma expressão, com significados diferentes. Olha só aqui embaixo:

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Apresentações...
Hello!!!
Primeiro de tudo: sejam todos muitíssimos bem-vindos ao IsaTip!
O nome do site é uma junção do meu apelido, Isa, e de Tip, que significa dica em inglês. Também pode ser compreendido como verbo to be (is) conjugado na terceira pessoa do singular (It – nesse caso, pois é o pronome usado para coisas); e a Tip (a = uma, artigo indefinido). A tradução, de [It] IsaTip, então, seria É uma dica, em português. Gramaticalmente falando, há erros propositais no título, que permitem o trocadilho com meu apelido – configurando, então, uma espécie de “licença poética”…
O IsaTip foi criado para ser um blog de dicas para otimizar seu aprendizado em inglês, esteja você fazendo um curso ou tentando aprender por conta própria.
Cada post trará uma nova dica, bem explicadinha – tanto no como fazer, quanto no por que essa dica favorece o aprendizado.
Você, leitor ou leitora, deve estar se perguntando: mas com base em que a autora (sim, sou menina) desse blog quer vir me dar dicas de como aprender melhor? E minha resposta é bem simples: estudei o idioma por cerca de dez anos, conheci alguns métodos didáticos que não funcionaram bem e outros que funcionaram tão bem a ponto de me prender na escola por anos. Atualmente, eu dou aulas de inglês e observo, na prática, tudo aquilo que ajuda e o que pode vir a atrapalhar o aprendizado desse idioma que eu amo.
Encerro as apresentações por aqui, porque o texto já tá bem grande e sei que textos grandes não são lá muito atrativos, ainda mais na internet.
Em breve (e é em breve mesmo: ainda essa semana), vou começar a postar a dicas e vou tentar fazer tudo da forma mais dinâmica e menos chata possível. Mas, pra isso, preciso que quem visitar e quiser acompanhar os posts, me responda uma dúvida cruel: devo criar um canal no youtube para postar as dicas também em vídeos? Me contem o que vocês acham! (Por mensagem na aba “contato” ou por comentários no post :) ).
See you! ♥