Hello beautiful people!
Como vocês estão, meus amores? I hope you are fine!!
Esse post trata de uma expressão muuuuito usada no mundo de blogueiras e youtubers, correct? Correct! Quem quiser saber a pronúncia correta, é correr nesse post! :)
Então vamos lá! Primeiro, vamos escrever essa expressão sem abreviá-la:
DIY = Do It Yourself
Agora, por partes:
1) Do
O verbo ‘to do’ é usado pra 2 funções:
- verbo auxiliar de verbos que não são o verbo TO BE, para QUESTIONS and NEGATIVE, tanto no PRESENT quanto no PAST* TENSE
*Past = passado
- para o ato de FAZER algo, geralmente utilizado para o “fazer” que pode ser copiado de forma idêntica (sei que soa meio confuso e é nível intermediário, então NÃO SE PRENDAM A ISSO, ok? Ok! Mais pra frente, se quiserem, faço um post só explicando esse ponto)
ANÁLISE: temos ponto de interrogação ou algum NOT na expressão? Não, certo? Há algum outro verbo? Não também! Portanto, o DO não está como auxiliar, mas sim significando FAZER.
2) It
Bom, gente, o IT também pode ter 2 interpretações mais comuns nessa expressão!
- Subject pronoun: constitui um pronome sujeito, ou seja, que assume a função de sujeito em uma frase. O it, enquanto é utilizado para coisas e animais, poderia atribuir, então, uma ação a algum animal ou coisa. Exemplos:
ANIMAL: My cat is terrible. It destroyed my sofa! - Aqui, o gato destruiu o sofá.
COISA: I love you so much that it hurts! - Já aqui, embora não esteja 100% explícito, o que dói/machuca é o LOVE, o amor de quem fala por outra pessoa.
- Mesmo significado que THIS: o IT pode ser usado para ocupar a posição de ‘ISSO’, ‘ESSE’ ou ‘ESSA’ em uma frase. Neste caso, ele pode vir tanto como sujeito quanto como complemento do verbo - que recebe a ação. Lembrando que esse fato não ocorre com os outros pronomes-sujeito, hein?
ANÁLISE: Bom, nesse caso tá fácil! Não é um animal ou coisa que FAZ algo, mas sim uma coisa que É FEITA.
3) Yourself
Este lindo pronome está na categoria dos REFLEXIVE PRONOUNS, uma vez que ele “reflete” cada uma das pessoas dos SUBJECTS PRONOUNS. E também possui 2 significados mais gerais, vamos dizer assim.
- Significa “você mesmo”. Aqui, ele ‘reflete’, mas em um sentido de adicionar ENFATIZAR o autor da ação. Por exemplo, você pede pra alguém fazer um favor pra você e a pessoa não topa. Aí, você pode virar e dizer: Deixa, eu mesma vou fazer! Só que, em inglês, esse pronome vem DEPOIS do verbo - sem opção de vir antes, como em português.
- Significa, também, pronomes do português: me, te, se, nos, vos. Mas, ATENÇÃO: para que tenham o significado destes pronomes, é preciso que o pronome terminado em SELF (singular) ou SELVES (plural) concorde com a pessoa do sujeito. Confiram as frases abaixo:
Dessa forma, ficou claro o pronome reflexivo de cada pronome sujeito, certo?
Confiram se vocês tinham entendido assim:
I - myself
You - yourself
He - himself
She - herself
It - itself
We - ourselves
You - yourselves
They - themselves
ANÁLISE: bom, acredito que a maioria já sabia a tradução mais utilizada, certo? Mas nesse caso, o melhor significado de YOURSELF é o primeiro; tornando a tradução mais adequada de DIY (Do It Yourself) em "Faça [Isso] Você Mesmo".
Conseguiram entender isso, gente bonita? Espero que sim!
Agora todos sabem exatamente o porquê desta sigla e desta expressão ser utilizada para coisas que nós mesmos produzimos. :)
Curtam, comentem e compartilhem para mostrar o significado por trás dessa expressão tão utilizada na internet.
Kisses! ♥
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAchei muito bacana sua iniciativa, e muita gente fala sobre DIY sem saber o que significa a sigla.
Estou seguindo e adorando o blog <3
Beijos.
Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)
Fiquei super feliz com seu comentário! Meu objetivo é exatamente esse: ajudar as pessoas a aprender inglês, agradando com os temas e o blog em si <3
ExcluirMuito obrigada pelo elogio e por seguir! Ganhei meu dia :)
Volte sempre! ♥