
Hello, everyone!!!
Bom, antes de mais nada eu quero dizer que essa primeira tip (dica) vai parecer mais uma mini aula do que uma dica de fato, mas isso é porque se trata de uma das bases pra que você crie coragem e se arrisque a falar em inglês - mesmo se você achar que não sabe quase nada.
Muuuuita gente (mas é muita, mesmo!) se pergunta logo no primeiro contato com o idioma, como é que eu pronuncio essa palavra? Quantas vezes, em aulas, eu já ouvi alunos que se depararam com palavras pequenas, de duas ou três letras e me perguntavam: "Como eu falo isso?". Ou ainda, frente a letras isoladas, repetiam a mesma pergunta...
Gente, o segredo pra aprender a pronúncia em inglês é o mesmo que em outras línguas: memorizar. MAS CALMA! Eu não disse memorizar naquele esquema chato de ficar lendo 3567 vezes textos e listas de palavras pra decorar, não!!! Não se assustem, podem continuar lendo, pois eu sou contra atividades maçantes para qualquer tipo de aprendizado ;)
Mas então, Isa, como eu vou memorizar as variadas pronúncias de letras, sílabas e palavras? Porque sim, embora a língua inglesa não conte com acentos gramaticais, a mesma letra ou sílaba pode ter uma pronúncia diferente em várias palavras.
A resposta é bem clichê, na verdade: imersão. O nosso cérebro funciona de uma forma tão linda, que aprendemos um idioma 'apenas' por estarmos em contato constante com ele. Por exemplo, se eu me mudasse pro Japão amanhã, sabendo falar menos que dez palavras em japonês, em cerca de 6 meses minha comunicação já seria hábil no idioma, sem erros colossais na gramática.
Ok, ok, agora vem a próxima pergunta: mas como eu vou entrar em imersão no idioma morando no Brasil? Bom, vamos lá: são muitas opções, graças ao nosso mundo globalizado atual!
Primeiro, você vai precisar se familiarizar com a língua! E essa parte pode ser muito, MUITO divertida. Comece ouvindo músicas (sem correr pra tradução!) em inglês, aquelas que você mais gosta e vá prestando atenção na letra. Observe, enquanto ouve, as pausas, as falas contínuas, as pronúncias... Faça isso infinitamente (eu mesma faço até hoje e às vezes descubro novas palavras). Depois, você pode subir um degrau e fazer algo mais complexo: assistir séries em inglês. Moleza, né? Mas não é pra ficar só na legenda em português, não!
Pegue séries ou filmes que você ame muito muito muito e que não se importe de assistir 300 milhões de vezes. Assista a primeira vez com áudio em inglês e legenda em português, pra você ter uma base do que tá acontecendo na história. Depois, assista novamente com áudio E legenda em inglês (e esse passo aqui se você quiser repetir mais vezes, pode ser ao infinito também). Por último, chega a etapa final: assistir de novo, só com o áudio em inglês - sem legenda nenhuma! Não se assuste nas primeiras vezes, nosso ouvido estranha mesmo; mas ele se acostuma. :)
Aí, quando você estiver com ainda mais confiança na sua audição "inglesa", sem precisar de tradução, você pode ficar no YouTube caçando vídeos de assuntos que você entenda e goste muito! Por exemplo, uma leitora do site (e amiga minha) vê muitos tutoriais de maquiagem em inglês, e consegue entender tudo que é falado no vídeo. O melhor: ela ainda aprende novas palavras e novas pronúncias! Por quê? Primeiro, como é um assunto que ela gosta, acaba sendo bastante motivador e nada chato fazer isso. Em segundo lugar, é um assunto do qual ela já entende bastante, então fica mais fácil pra ela compreender os conteúdos passados em vídeo.Uma dica super 2015, hein? Vale muito a tentativa!
Depois de ter feito tuuuuudo isso, o que você faz? Vai praticar, isso mesmo! E aí, que você já tem a base de algumas palavras, algumas pronúncias e algumas frases, é hora de se arriscar! Nada de medo ou vergonha, hein? Até nossa língua materna a gente aprende tentando e errando (muito!). Lembrem de como crianças falam errado e conseguem aprender a falar razoavelmente certo antes mesmo do pré.
O ideal é que você pratique com amigos que falem um pouco de inglês, mesmo que seja um único amigo. Se você não conhecer ninguém que fale um pouquinho do idioma, você tem duas opções lindinhas:
1) pratique com você mesmo(a), sozinho(a) em casa: na frente do espelho, no chuveiro, repetindo as falas de músicas ou séries ou filmes. Ah, se esforçar pra cantar as músicas em inglês acertando a pronúncia é uma ótima ideia, além de ser divertida! Você vai pegando o jeito de falar as palavras e nem vai se dar conta ;)
ou...
2) entre em contato comigo, para que possamos discutir uma forma de você praticar com uma pessoinha que fala o idioma o/
Gente, que post enorme! Não briguem comigo, já vou finalizar! Só algumas observações:
* A foto deste post contém cada letra do alfabeto escrita exatamente como se pronuncia, lembrando que em algumas palavras a pronúncia pode ser diferente. É só clicar nela para ver em tamanho maiorzinho.
** Eu pretendo fazer um vídeo para explicar melhor essa dica de como adquirir uma boa pronunciation, ok? Todos aprovam? (Comentem ou curtam ou mandem mensagem se sim hahaha)
Bye bye! See you soon :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário